segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Manifestação no Conselho Universitário

Nos últimos CEBs (Conselho de Entidades de Base) e na Assembleia Geral dos Estudantes formulamos uma lista de reivindicações para serem levadas ao reitor e cobrar uma solução concreta para esses problemas.

No dia 13/09, foi realizada uma audiência com o Jutuca e a Mônica (DACE), onde deram desculpas para todos os problemas jogando a culpa de um lado para o outro e só deram prazo para o trailler do CLA - até o dia 16 outubro deverá estar pronto -, que foi prometido antes da obra do bandejão começar, ou seja, no início do primeiro semestre.

Nesta mesma audiência o CASS expôs seus problemas ao reitor, falou da falta de salas e de professores, da espera pelo início da construção do segundo prédio do CCH, das dificuldades que enfrentamos durante esse período, da ausência de Serviço Social na biblioteca, etc. Mas ele teve resposta pra tudo!

Sobre os professores ele esclareceu que ele nada pode fazer, visto que o problema é governamental, que só o MPOG pode chamar os professores já concursados que estão aguardando; e que para aliviar um pouco a situação está contratando profissionais temporários - chamados por um processo simples de comparação de currículos e que por causa da burocracia e da lentidão da universidade só entrarão em outubro. Ao final de toda essa explicação ele explicou com toda a sua tranquilidade que se o governo não liberar os professores, que ele fechará os cursos novos, apenas formando as turmas que já existem.

Sobre o prédio do CCH disse que ainda não saiu do papel porque o projeto é muito grande, que terá o maior investimento que a universidade já teve e blá blá blá. No final de todo o elogio ao futuro prédio falou que as obras se iniciarão no final de 2012 ou início de 2013, ou seja, muitos estudantes - como os da primeira turma - não conhecerão o tão esperado prédio!

Sobre a ausência de livros de Serviço Social na Biblioteca a Mônica fez questão de responder, dizendo que a responsabilidade por isso é da direção da Escola, visto que os profissionais da biblioteca enviam um formulário de pedidos todo ano aos cursos e encaminham para a reitoria, e que a reitoria comprou em torno de 100 mil reais em livros este ano. Ela insistiu na teoria de que não enviamos pedido algum, mesmo eu dizendo que nossa diretora pede os livros desde que o curso surgiu.

Como vimos, infelizmente a reitoria não apresentou nenhuma resposta concreta para os nossos problemas, só soube empurrar a responsabilidade para outros. Por isso, como deliberado no último CEB, os CAs, DAs e o DCE convocam todos os estudantes a irem de PRETO na reunião dos Conselhos Superiores, dia 28/09 (quarta-feira), para apresentarmos a todo os conselheiros e à comunidade acadêmica nossas reivindicações.

Chega de desculpas! Chega de enrolação!

TODOS DE PRETO DIA 28/09 NA REITORIA!
Concentração às 9:30h no pátio em frente a cantina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário