Atas

Ata da 1ª Reunião do CASS (02/06/11)

Local: Sala 304 - CCET

Presentes

Tatiana, Karine, Daniel, Vinícius, Bernardo, Cristiane, Beatriz, Gabriel e Ique.

Pauta

- Informes
- Carta Programa
- Coordenações
- Tarefas
- Comissões

Informes

Tatiana: Amanhã, dia 3, às 17h terá o CEB no IB (Rua Frei Caneca, esquina com a Rua Moncorvo Filho) e Sábado, dia 4, às 14h terá a reunião ampliada da ENESSO no Rio de Janeiro, será na sede do CRESS (Rua México, 41 sala 1205 – Cinelândia).

Karine: Quanto às eleições para a diretoria da Escola de Serviço Social, a Janaina Bilate, professora e atual coordenadora desta Escola será a única candidata a direção e a professora Lobélia Faceira a única candidata a vice-direção, e que neste caso o CASS apoia as candidatas e seu programa. Cederam um espaço para alocarmos o CASS, dividiremos com a Escola.

Programa

Leitura da carta-programa e do folheto de propostas.

Quando o assunto da carta programa foi iniciado surgiram comentários referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio, como o de que a cada candidato aprovado por este a instituição de matrícula deste mesmo ganha em torno de 1(hum) mil reais e um comentário das estudantes Karine e Tatiana sobre a aprovação de novos curso no Centro de Ciências Jurídica e Política questionando também seu espaço físico para que comporte essas novos curso.


Coordenações

- Geral: Tatiana e Karine
Convocar reuniões, assembleias e outros; presidir reuniões e sessões; acompanhar demais coordenações.

- Secretaria: Bernardo e João
Realizar todas as funções administrativas e burocráticas; fazer relatorias; substituir a coordenação geral em caso de impedimento.

- Finanças: Vinícius e Cristiane
Receber ou liberar verbas ou bens; fazer balanço constantemente.

- Comunicação: Gabriel e Danielle
Divulgar amplamente nossas atividades; repassar qualquer comunicado; se informar e informar os estudantes sobre assuntos políticos, estudantis e do curso.

- Movimento Estudantil: Ique, Natália Carvalho e Amanda
Representar o CASS e participar dos espaços do M.E. (MESS, ENESSO, DCE, CEBs, etc.); Promover eventos e debates sobre Movimentos Estudantil, movimentos sociais, conjuntura, etc.

- Infraestrutura: Beatriz, Natalia Magalhães e Fernanda
Responsável por todos os bens materiais do CASS.

- Formação Profissional: Daniel e Leonardo
Representar o CASS nas instâncias acadêmicas como colegiados e reuniões; promover eventos e debates.

Comissões

- Festa Junina: Tatiana, Bernardo, Gabriel, Beatriz e Karine
- ENESS: Ique e Tatiana
- Bolsistas: Cris, Karine, Tatiana e Ique

Próxima reunião

Dia 16, quinta-feira, às 16h.

__________________________________________________________________________

Ata da 1ª Assembleia Geral dos Estudantes de Serviço Social (03/05/2011) 

Local: Auditório Paulo Freire - CCH


Presentes

Tatiana Jardim, Ique Hillesheim, Cristiane Moreira, Natalia Magalhães, Barbara Pinheiro, Lívia Martins, Bárbara Lopes, Isabela de Albuquerque, Naiara Nara, Julia Verneck, Laíza Becima, Isabella Guarnier, Thama Lopes, Thais Nelson, Danielle Moraes, Victória Shalon, Luciano Oliveira, Rudhá Cândido, Vitor Claro, Beatriz Moreira, Bernardo Miranda, Eliene Souza e Juliana Barbosa.

Pauta

- Aprovação do Estatuto
- Aprovação da Comissão Eleitoral

Estatuto

Ao iniciar a assembleia, os dirigentes ali presentes começaram uma leitura do estatuto e a cada artigo lido nos era dada a palavra para questionamento. Conforme se questionava os artigos, esses eram grifados para uma análise futura.

O artigo 5º, que diz “A receita do CASS UNIRIO é constituída por:” , foi questionado, mais especificamente o item “b)” que dizia, “Quaisquer doações que não interfiram na autonomia da entidade, como provenientes de governo, partidos políticos ou reitoria.”, devido ao não compreensão deste mesmo, que mais tarde foi alterado para “b) Quaisquer doações que não interfiram na autonomia da entidade, como provenientes de governOS, partidos políticos ou reitoria;”.

O artigo sexto foi questionado, porém manteve-se sem alterações.

O capítulo IV teve seu título questionado, pois ocorreram dúvidas quanto quem seria participante do CASS. Visto a concordância por meio de voto e eleito pela maioria, seria membro do CASS todo aluno regularmente matriculado na Escola de Serviço Social da UNIRIO e que fosse votado pelos demais estudantes desta mesma escola. Sendo assim, o titulo do capitulo IV foi modificado de “Dos membros” para “Dos representados”. Esta modificação implicou em que toda vez que aparecesse a palavra “membro(s)” neste capitulo teria de ser modificado para “representado(s)”. Feito isso nos artigos sétimo, oitavo, nono, no “parágrafo único” que antecede o artigo oitavo e o que antecede o artigo nono.

Neste mesmo capítulo foi discutida a disposição dos itens no artigo oitavo, onde sugeriu-se que aproximasse o item “b) Votar e ser votado nas Assembleias Gerais da entidade;” do item “e) Se candidatar para representar a base estudantil como delegado em atividades e fóruns do movimento estudantil.”, para facilitar a compreensão. No artigo nono o item “a) Participar das reuniões, assembleias, plenárias e demais fóruns;” foi retirado e realocado no artigo oitavo como item “a)”, sendo assim, a disposição dos itens no artigo oitavo foi alterada. Assim também ocorreu com a disposição dos itens no artigo nono.

Por questões organizacionais foi sugerido que alterassem a posição do capitulo de titulo “Da coordenação” de número VII para V, devido à aproximação com o capitulo IV “Dos representados”, sendo assim o capitulo V que era intitulado como “Das instancias deliberativa” passou a ser “Da coordenação” e aquele passou a ser titulo do capitulo VI, os outros capítulos permaneceram com seus títulos originais.

No capitulo referente à coordenação (atual capitulo V), no artigo décimo sexto a composição mínima da coordenação do CASS UNIRIO foi alterada de 7 para 5 e a máxima manteve-se, assim também o período de mandato.

No capitulo VIII, artigo vigésimo foi sugerido que se alterasse o mínimo de coordenadores presentes de 4 para um percentual de 30% da quantidade de coordenadores em atividade no CASS UNIRIO.

Feitas essas alterações, todas por meio de votações, onde participaram dessas todos os estudantes da Escola de Serviço Social da UNIRIO ali presentes, foi dada a voz pelos dirigentes da assembleia, de que a discussão sobre o estatuto seria encerrada, ficando este, após as alterações requeridas, sendo o estatuto oficial aprovado da Escola de Serviço Social da UNIRIO.

Comissão Eleitoral

Após o término da discussão sobre o estatuto foram requisitados, pelos dirigentes da assembleia, nomes para a composição da comissão eleitoral do CASS UNIRIO e voluntariamente as estudantes Barbara Pinheiro do terceiro período da Escola de Serviço Social da UNIRIO, Barbara Sinedino da Escola de Teatro da UNIRIO e Ana Luiza Azevedo da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO se prontificaram para o cargo.

__________________________________________________________________________