sábado, 9 de julho de 2011

Carta Programa

Como todos sabem, nosso curso surgiu no primeiro semestre do ano passado frente a diversas dificuldades, como falta de salas, professores e biblioteca adequada.

Temos aula em locais, que além de emprestados, são inapropriados e longe de bebedouros e banheiros; O curso funciona com apenas 3 professoras formadas em Serviço Social e começou com apenas uma; A atual coordenação de curso conseguiu sua sala através de ocupação; O prédio em que nossa escola deverá se instalar definitivamente ainda não tem nem um tijolo; Nosso CASS permanece sem sede.

Todos esses problemas são reflexos da política do governo implementada com pouca discussão pela Reitoria, conhecida como REUNI, uma expansão sem verbas e planejamento suficientes. Você sabia que de acordo com as metas do REUNI para a UNIRIO, já entraram 98% dos estudantes previstos, mas foram concluídas menos de 5% das obras?

Defendemos uma expansão de qualidade, com infraestrutura adequada, professores, bolsas equiparadas ao salário mínimo, moradia e creche estudantil, transporte intercampi e o tripé ensino, pesquisa e extensão. Não adianta aumentar o número de vagas na universidade e cortar R$3,1 bilhões da educação como fez Dilma (e isso só em 2011).

Apesar de tantas conquistas, nossa luta está longe de acabar. Acreditamos que os problemas do nosso curso não são isolados, por isso é fundamental que nos articulemos com o DCE e com outros CAs e DAs na UNIRIO e fora dela a fim de unificar nossas lutas nacionalmente, principalmente quando a direção majoritária da UNE defende com veemência as políticas do governo, não organiza a luta dos estudantes contra os cortes de verba para a educação, mesmo num contexto onde teve sua principal bandeira (a luta por 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação) vetada por Lula.

Nossa chapa é formada por estudantes que, apesar das dificuldades, seguiram firme na luta e participaram de várias instâncias estudantis como encontros do curso, congressos e seminários. Além disso, construímos uma representação provisória pro CASS, construímos a chapa da atual gestão do DCE e no dia 03/05 realizamos nossa primeira Assembleia Geral aprovando o Estatuto e a Comissão Eleitoral.

Nos organizamos nesta chapa, pois acreditamos que só a luta é capaz de melhorar as condições da nossa universidade e da nossa vida nesse sistema em que nos prejudica diariamente não só como estudante, mas também como classe trabalhadora. Então vamos juntos não só construir um centro acadêmico, vamos fazer história! Não temos tempo a perder!

  ü  Pela abertura de mais concursos professores e funcionários técnico-administrativos;
ü  Por uma sala para o CASS já!
ü  Por um acervo bibliográfico que atenda à demanda do curso;
ü  Pela estrutura necessária para o funcionamento do nosso curso – Salas de aula próprias já!
ü  Pela construção do novo prédio do CCH;
ü  Pela ampliação da assistência estudantil;
ü  Pela defesa do tripé ensino-pesquisa-extensão;
ü  Por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para tod@s;
ü  Participar das atividades do Movimento Estudantil de Serviço Social;
ü  Organizar delegação para participação no ENESS;
ü  Organizar recepção de calouros;
ü  Organizar eventos culturais e de confraternização dos estudantes;
ü  Participar da organização do II Arraiá da UNIRIO.

Nenhum comentário :

Postar um comentário