segunda-feira, 5 de março de 2012

Manual do Calouro 2012.1


Manual do Calouro
Calourada 2012.1


O que é Serviço Social?

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "Questão Social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

O que faz um Assistente Social?

O Assistente Social atua com políticas sociais tendo como principal objetivo a garantia de direitos da população nas mais diversas áreas - saúde, previdência, educação, habitação, justiça, lazer, assistência, etc. -, tendo o papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.

O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

Siglas

SS/SESO/SSO – Serviço Social

ESS – Escola de Serviço Social

ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social

CFESS – Conselho Federal de Serviço Social

CRESS – Conselho Regional de Serviço Social

ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

ENESS – Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social

ERESS – Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social

CA – Centro Acadêmico

DA – Diretório Acadêmico

DCE – Diretório Central de Estudantes

ME – Movimento Estudantil

UNE – União Nacional dos Estudantes



O Centro Acadêmico de Serviço Social Karl Marx

Gestão atual e fundadora do CASS UNIRIO: Não temos tempo a perder!

Nosso curso surgiu em meio a muitos conflitos no primeiro semestre de 2010, via REUNI. A Reforma Universitária é um projeto do governo Lula com o objetivo de expandir a universidade pública com pouco investimento, aumentando o número de estudantes com um aumento mínimo de concursos e obras. Por isso enfrentamos diversas dificuldades como falta de salas, professores, técnicos-administrativos e uma biblioteca adequada.

Apesar das dificuldades, seguimos em frente. Criamos uma representação provisória para o CASS, participamos de encontros nacionais e regionais dos estudantes de Serviço Social, de congressos do Movimento Estudantil e construímos a gestão 2010-2011 do DCE.

Em 2011.1 realizamos nossa primeira assembleia – aprovando o nosso Estatuto – e nossa primeira eleição, onde fomos eleitos com 100% dos votos válidos.

Nossa gestão já realizou duas assembleias gerais, a tradição de Calourada com o objetivo de interação e diversão dos próprios calouros, várias festas e confraternizações – como a festa Serviço Sensual e nosso churrasco de fim de ano –, participamos das manifestações nos conselhos universitários e cobramos soluções para o reitor sobre nossos problemas de estrutura e de professores, entre outras coisas.

Apesar de tantas conquistas nossa luta está longe de acabar. O tão prometido segundo prédio do CCH só iniciou as obras este semestre, estudamos em salas emprestadas e isoladas no prédio de enfermagem, longe do nosso campus, nossa sede é dividida com a Escola e nossos professores concursados foram contratados como temporários.

De concreto só temos promessas, então vamos à luta! Não tempos tempo a perder!

Contatos:

CASS – cassunirio@gmail.com / facebook.com/cassunirio

Tatiana – (21) 7478-2226 – Tim / tatiana.jardim@hotmail.com / facebook.com/tatianajardim

Karine – (21) 8084-6974 – Tim / 9580-6214 – Vivo / karinegois@gmail.com

Beatriz – (21) 9459-6023 – Claro / bia_souto_moreira@yahoo.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário